quarta-feira, 13 de julho de 2011

DTA's e Cuidados com a Alimentação


É necessário ficar atento à preparação e manuseio dos alimentos no ambiente doméstico, uma vez que o Ministério da Saúde detectou que a maior parte das doenças transmitidas por alimentos ocorre nessas circunstâncias. As doenças transmitidas por alimentos, mais conhecidas como DTAs, são ocasionadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas.São consideradas mais de 250 tipos de DTA’s e a maioria são causadas por bactérias, vírus e parasitas.Outras doenças podem ser decorrentes por envenenamento causado por toxinas naturais (cogumelos venenosos ou toxinas de algas, por exemplo) ou por produtos químicos( chumbo, agrotóxicos).
Os sintomas mais comuns para as DTA’s são falta de apetite, náuseas, vômitos, diarréia, dores abdominais e febre (dependendo do agente etiológico). Complicações extra-intestinais também podem ocorrer em diferentes órgãos e sistemas como no fígado (hepatite A) e acometer terminações nervosas(botulismo).
5 pontos chaves para uma alimentação segura

1) Manter a higiene – lavar bem a superfície dos alimentos e dos
utensílios domésticos e das mãos.Destaca-se que as mãos devem ser lavadas seguindo uma ordem e minuciosos cuidados, para minimizar ao máximo a possibilidade de contaminação.Observar se a esponja, pano de prato ou de pia estão limpo e em bom estado de conservação.Todas as superfícies que entram em contato com o alimento , como tábuas e bancadas de pia, devem ser utilizados sem estarem danificados por rachaduras ou trincas, que acumulam sujeira e auxiliam na proliferação de patógenos.

2) Separar os alimentos crus dos cozidos
Os alimentos cozidos devem ser separados dos crus uma vez que os crus são uma grande fonte de contaminação por não terem sofrido processo de cozimento ou ate mesmo de limpeza. Este tipo de contaminação é conhecida como contaminação cruzada e ocorre por meio das mãos ou utensílio dos manipuladores.Ao se comprar frutas, legumes ou verduras, deve-se observar os seguintes aspectos dos gêneros:
- partes, casca ou polpa amolecida, manchada, mofada ou de cor alterada;
- folhas, talos ou raízes murchas, mofadas ou deterioradas;
- qualquer alteração na cor, na consistência ou no cheiro característico;
- excesso ou falta de umidade característica.
Selecionar, retirando as folhas, partes e unidades deterioradas. Lavar em água corrente os vegetais folhosos, folha por folha, e também as frutas e os legumes. Colocar de molho, por dez minutos, em água clorada, utilizando produto adequado para esse fim (água sanitária e outros produtos específicos). Para água sanitária a diluição indicada é de uma colher de sopa para um litro, para os produtos específicos utilizar as recomendações do fabricante constantes do rótulo.
Manter sob refrigeração até a hora de servir.
3) Cozinhe muito bem os alimentos - De acordo com os dados do Ministério da Saúde, os ovos crus e mal cozidos e as carnes vermelhas são responsáveis por 34,5% dos surtos de DTA que ocorrem no Brasil. A ANVISA regulamentou a obrigatoriedade de se colocar em embalagens de carnes e ovos o mal que o consumo desses alimentos crus pode ocasionar assim como o falta de refrigeração desses alimentos.
4) Mantenha os alimentos em temperatura segura – Manter todos os tipos de refrigerados numa temperatura igual ou inferior a 5º graus Celsius. O refrigerador não deve estar abarrotado de alimentos e não se deve cobrir as prateleiras com panos ou plásticos porque isso evita a dispersão do ar refrigerado para dentro do aparelho.è importante verificar continuamente se a geladeira está funcionando adequadamente e as borrachas das portas estão mantendo o isolamento térmico.
Armazene adequadamente os alimentos na geladeira: prateleiras superiores para comidas prontos e alimentos industrializados prontos para o consumo; prateleiras do meio para produtos pré-preparados e prateleiras inferiores para alimentos crus.

- Não guarde alimentos por muito tempo, mesmo que seja na geladeira. O alimento preparado (comida ou refeição) não deve ser conservado na geladeira por mais de cinco dias.

- Não descongele os alimentos a temperatura ambiente. Use o forno microondas se for prepará-lo imediatamente ou deixe o alimento sob refrigeração em tempo suficiente para descongelá-lo. Alimentos em pequenas porções podem ser cozidos diretamente sem prévio descongelamento.

- Nunca utilize alimentos após a data de validade. Para alimentos que necessitam de condições especiais de conservação depois de abertos, observe as recomendações do fabricante quanto ao prazo máximo para consumo.

5) Use água tratada e ingredientes seguros – Ao ser adquirir os alimentos, não verifique apenas se a embalagem ou aparência do produto está intacta, mas também as condições de higiene do estabelecimento que se compra. Não se deve comprar em um estabelecimento que esteja apenas próximo de casa ou oferte os produtos mais baratos.Verifique também se os alimentos ficaram armazenados em um refrigerador que possua termômetro e esteja em temperatura indicada pelo fabricante.Á uma ordem correta de compra dos alimentos e outros produtos: inicie selecionando das prateleiras os produtos de limpeza e higiene.Depois, os alimentos não-perecíveis e por último os alimentos perecíveis.Organize-se para que o tempo de compra e chegada ao domicílio não ultrapasse duas horas.
A água utilizada para lavagem e preparo dos alimentos deve ser tratada ou de abastecimento público. As caixas d’água de domicílios e prédios comerciais devem ser limpas de 6 em 6 meses

.